goo vimeo rss facebook
  • banner new22

Gastronomia e artesanato na "Romaria de Portugal"

Em contagem decrescente para a "Romaria de Portugal", já são muitos os expositores que começam a “pintar de cor" a Avenida Dr. Alfredo de Sousa.
Produtos bem típicos da nossa região, como fumeiros, queijos, frutas, vinhos e licores são algumas das opções gastronómicas que vai poder encontrar na "sala de visitas" da cidade de Lamego.
Também o artesanato marca presença em vários stands, com peças únicas produzidas por artesãos locais.
Juntar uma mão cheia de deliciosas iguarias a uma dose generosa de boa música, parece-nos a receita perfeita para umas memoráveis Festas em Honra da Nossa Senhora dos Remédios.
Consulte a programação completa em www.aromariadeportugal.com

Boa música e confraternização assinala Dia da Juventude

As Piscinas Descobertas de Lamego foram o palco privilegiado da celebração do Dia Internacional da Juventude, na última sexta-feira, dia 12 de agosto.
O "Lamego Sunset Juventude" deu a oportunidade a muitos jovens de desfrutarem de boa música e de momentos de convívio e confraternização.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Catarina Ribeiro, também marcou presença neste evento com entrada gratuita.
O Dia Internacional da Juventude foi criado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em 1999, como resultado da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal em 1998, e da qual saiu a Declaração de Lisboa sobre Políticas e Programas para a Juventude.

Em Lamego, férias escolares são sinónimo de diversão

O ATL - "Uma Aventura no Verão", uma iniciativa do Município de Lamego de cariz lúdico e desportivo, tem proporcionado momentos animados a muitas crianças e jovens e, em simultâneo, contribuindo para o desenvolvimento de competências técnicas, pessoais e sociais, através de um conjunto alargado de ações.
Caminhadas, jogos desportivos, atividades aquáticas e de animação, visitas temáticas, ateliers e muitas outras iniciativas, têm preenchido os dias destes pequenos lamecenses, entre os três e os doze anos.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Catarina Ribeiro, acompanhou durante uma tarde as crianças que participam no ATL - "Uma Aventura no Verão" e, também ela, teve oportunidade de experienciar algumas das atividades. “O Município de Lamego tem investido muito na promoção do desporto e de atividades lúdicas junto da sua população mais jovem, visando a melhoria da sua qualidade de vida e o seu pleno desenvolvimento. Mas este ATL de Verão, é também uma forma de apoiar as famílias durante as férias escolares.”, explica.

Seniores de Lamego já têm um Summer Camp

O primeiro Summer Camp Sénior tem como objetivo proporcionar a todos os munícipes, com idade igual ou superior a 60 anos e pertencentes a qualquer junta de freguesia do concelho de Lamego, atividades lúdico-desportivas durante o mês de agosto.
A participação é gratuita para os seniores que atualmente já estejam inscritos em alguma atividade desportiva promovida pelo Município de Lamego.
Caminhadas, hidroginástica, dança, minigolfe ou cinema, são algumas das atividades que fazem parte do programa e que proporcionarão a estes lamecenses uns dias divertidos e diferentes, promovendo o bem-estar físico e mental.
As atividades são dinamizadas em diversos espaços do concelho: Piscinas Descobertas, Centro Multiusos, Complexo Desportivo, Pavilhão Álvaro Magalhães, Jardim da República e Praia Fluvial. As inscrições realizam-se no Centro Multiusos de Lamego – Largo da Feira.
“O Município de Lamego tem um forte compromisso com a promoção do desporto junto da sua população mais sénior, visando a melhoria da sua qualidade de vida. O Sénior Summer Camp vem reforçar Lamego como um exemplo a seguir na promoção da saúde e bem-estar dos seus munícipes”, explica a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Catarina Ribeiro.

Formação da ESTGL reforçada com curso de cibersegurança

No próximo ano letivo, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) vai alargar a sua oferta formativa com novas licenciaturas (Gestão Comercial), mestrados (Tecnologias de Informação e Automação) e Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) em diferentes áreas do saber. Em colaboração com a empresa Deloitte Technology, será criado um CTeSP de referência nas áreas da cibersegurança e telecomunicações que tem, na sua primeira edição, 20 vagas. Inclui, entre outras vantagens, o pagamento de propinas durante cinco anos (CTeSP e Licenciatura), uma bolsa mensal pela participação em projetos da Deloitte e dá acesso a licenciaturas.
O protocolo que permitirá a organização e implementação desta formação em contexto de trabalho a desenvolver pelos alunos da ESTGL foi assinado na manhã desta quinta-feira, dia 28, no Salão Nobre do Município de Lamego. 
O Presidente da Câmara Municipal de Lamego destacou que o reforço da oferta formativa do ensino superior instalado na cidade, constitui um "passo muito importante para a afirmação da ESTGL e do nosso concelho, porque vai qualificar e capacitar os nossos jovens em setores de futuro e de pleno crescimento, onde faltam profissionais".

SIC e TVI dedicam especiais às Festas dos Remédios

As tradições, a música portuguesa, a gastronomia e a arte popular associadas às Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios vão voltar a ter este ano um grande impacto mediático nas principais estações de televisão.
Com um teor popular e divertido, a nova temporada do “Olhá Festa” vai apresentar na SIC alguns dos segredos da Romaria de Portugal. Joana Latino e Nuno Pereira mostram no “Jornal da Noite” porque é que as festas da cidade de Lamego cresceram ao longo dos tempos até se tornarem numa das mais grandiosas do país. Para ver nos dias 30 e 31 de agosto, no espaço informativo líder de audiências em Portugal.
A juntar a isto, a edição deste ano das Festas dos Remédios marca também o regresso do programa “Somos Portugal”, da TVI, ao cartaz da Romaria de Portugal.
No último domingo de agosto, 28, uma emissão em direto de várias horas dará a conhecer o que de melhor Lamego tem para oferecer, ao nível dos saberes, sabores, história e tradições. Um programa leve e divertido, com muita música popular à mistura, a partir do palco instalado na Av. Dr. Alfredo de Sousa.

"Livro à Porta" para munícipes com mobilidade reduzida

O Projeto "Livro à Porta" é a resposta da Câmara Municipal de Lamego às pessoas com mobilidade reduzida que querem manter o acesso à leitura. A iniciativa, que decorre em parceria com a Biblioteca Pública Municipal de Lamego (BPML), tem início em agosto.
Para ter acesso ao serviço, o munícipe deve começar por fazer a inscrição como leitor na Biblioteca Municipal e de seguida, consultar no seu site o catálogo online onde se encontram todos os títulos disponíveis. Os livros selecionados devem ser requisitados através do email livroaporta@ cm-lamego.pt
Os livros requisitados são entregues e recolhidos gratuitamente à quinta-feira, de 15 em 15 dias, à porta de cada munícipe. Cada utilizador pode requisitar em simultâneo, até 2 livros.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601
Comunicação de Avarias
  • Serviço de Águas - 254 609 609

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.