História

O edifício foi construído em 1727 com o objetivo de ali funcionar o Hospital da Misericórdia. Mais tarde, em 1886, o Quartel do Regimento da cidade de Lamego sofreu um grande incêndio e a Misericórdia cedeu-lhe o espaço do velho hospital. Porém, no ano seguinte, essa fatalidade também assombrou este edifício, ficando reduzido a escombros. Em 1924, é comprado em hasta pública por José Ribeiro Conceição, que ergue então o Teatro que hoje tem o seu nome, mantendo a fachada setecentista original. Inaugurado a 02 de Fevereiro de 1929, José Ribeiro Conceição é alvo de homenagem pública com a presença da atriz Lucília Simões. A partir daí, este local acolhe espetáculos de teatro, ópera, circo, cinema, dança e música, tornando Lamego uma referência na vida cultural do interior do país. Em 1989, fecha as suas portas. Entretanto, a Câmara de Lamego avança com a aquisição da maior parte do Teatro e, em 1993, foram realizadas obras de recuperação e consolidação do edifício. A 23 de Fevereiro de 2008, é inaugurado o Teatro com a presença do Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva. Presentemente, o Teatro Ribeiro Conceição recebe espetáculos profissionais e amadores de todas as áreas e oferece à população formação na área da dança, ao mesmo tempo que atua juntamente com as associações e instituições locais.

Comendador Ribeiro Conceição
RibeiroConceicaoA 30 de Agosto de 1872, nasce na Freguesia de Ferreiros de Avões José Ribeiro Conceição.
Cedo parte para o Brasil onde faz fortuna e, na primeira metade de 1900, passa a viver entre o Brasil e Portugal. O seu nome é citado em vários jornais e assim passa a ser um homem conhecido na região, integrando-se rapidamente na sociedade lamecense.
Atento às mudanças do seu tempo, envolve-se no mundo da política e chega a integrar uma comissão que vai a Lisboa tentar convencer Afonso Costa da ascensão de Lamego a sede de distrito. Como membro do Partido Republicano candidata-se a vereador, cargo que exerce de 2 de Janeiro a 23 de Abril de 1914.
De carácter empreendedor, José Ribeiro Conceição tenta a implementação de uma empresa de transportes em Lamego. No entanto, é a cultura a grande paixão deste homem.
Em 1924, adquire o edifício do teatro, reconstrói-o e, cinco anos passados, inaugura-o com pompa e circunstância.
Envolve-se em polémicas e conflitos de interesses com alguns sectores de Lamego e, anos mais tarde, parte desiludido para o Brasil. A 26 de Dezembro de 1948 falece o Comendador Ribeiro Conceição.

 

Teatro Ribeiro Conceição
desenho TRC jpgDatado do ano de 1727, este teatro foi inicialmente construído com o propósito de ser o Hospital da Misericórdia de Lamego que aqui funcionou até 1892. Quatro anos depois, o velho hospital passa a ser o novo Quartel do Regimento. No entanto, em 31 de Julho de 1897, um grave incêndio deixa este edifício reduzido a escombros.
Em 1924, o Comendador José Ribeiro Conceição compra em hasta pública, por dez mil e um escudos (quarenta e nove euros e oitenta e oito cêntimos), o edifício em ruínas e transforma-o numa importante e prestigiada sala de espetáculos que será uma referência na vida cultural do interior do país ao longo de várias décadas.
Com pompa e circunstância, o teatro foi inaugurado a 2 de Fevereiro de 1929, mantendo a sua atividade cultural até 1987, ano em que apresentava já em estado avançado de degradação.
Finalmente, a Câmara Municipal de Lamego decide avançar com a aquisição deste monumento setecentista e em 1993 foram realizadas obras de recuperação e consolidação do edifício.
No final de 2005, são efectuadas as obras de reabilitação e a 23 de Fevereiro de 2008 é reinaugurada a mais bela sala de espetáculos da região duriense: o Teatro Ribeiro Conceição.
Cronologia
1727 – Construção do edifício para servir de Hospital da Misericórdia de Lamego
1897 – O edifício é devorado por um incêndio e fica reduzido a escombros.
1924 – O imóvel é adquirido pelo Comendador José Ribeiro Conceição
1929 – O Teatro Circo Ribeiro Conceição é inaugurado a 2 de Fevereiro
1948 – O Comendador José Ribeiro Conceição falece a 26 de Dezembro
1987 – O teatro encerra devido ao seu estado avançado de degradação
2005 – Início das obras de reabilitação e modernização do edifício
2008 – Reinauguração do Teatro Ribeiro Conceição
 
Teatro Ribeiro Conceição

Teatro Ribeiro Conceição

Fachada Setecentista TRC

Teatro Ribeiro Conceição

Teatro Ribeiro Conceição

Largo de Camões

Teatro Ribeiro Conceição

Teatro Ribeiro Conceição

Teatro Ribeiro Conceição

Teatro Ribeiro Conceição

Teatro Ribeiro Conceição

Peça de Teatro José Toledano

 
Teatro Ribeiro Conceição

Teatro Ribeiro Conceição

Fachada Monumental

Teatro Ribeiro Conceição

Teatro Ribeiro Conceição

Lettering

Teatro Ribeiro Conceição

Teatro Ribeiro Conceição

Candieiro Sala TRC

Teatro Ribeiro Conceição

Teatro Ribeiro Conceição

Talha Dourada