goo vimeo rss facebook

Lamego recebeu Gala da Associação de Futebol de Viseu

A Associação de Futebol de Viseu (AFV) escolheu a cidade de Lamego para acolher a gala comemorativa do seu 92º aniversário. Realizada no Teatro Ribeiro Conceição, a cerimónia serviu para homenagear as personalidades que se distinguiram, ao longo da época 2017/2018, nos campeonatos distritais de futebol e de futsal. O encontro reuniu muitos líderes e representantes locais, regionais e nacionais das estruturas de futebol e contou com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lamego.
Para além da entrega de prémios aos diversos campeões das duas modalidades e a outros agentes desportivos, nomeadamente árbitros e dirigentes, a instituição agraciou diversos jogadores e treinadores que se destacaram na temporada passada, através das seleções nacionais. O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, também subiu ao palco para receber o "Prémio Agradecimento".
Num clima de convívio e boa disposição, a Gala do Desporto da  Associação de Futebol de Viseu tem decorrido, durante os últimos anos, em diferentes municípios com o objetivo de descentralizar este evento  e homenagear as terras e as pessoas que  acolhem o futebol e o futsal de forma dedicada e carinhosa.  
Fundada a 15 de outubro de 1926, a AFV tem por fim a promoção, regulamentação e direção da prática do futebol no distrito de Viseu e a representação dos seus associados e do futebol regional ou distrital, sendo filiada na Federação Portuguesa de Futebol.  

Exposição no CIMI faz "viagem" por festas com mascarados

Situado bem no centro da vila de Lazarim, em Lamego, o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI) tem patente ao público neste momento a exposição“Máscaras Rituais de Portugal - Coleção de Roberto Afonso”, uma mostra que desafia o visitante a viajar por 36 festas com mascarados diferentes, realizadas em Portugal. O espólio é constituído por 58 máscaras, produzidas por um grande naipe de artesãos, cuidadosamente conjugadas com diversos elementos que integram cada um dos rituais ou trajes usados. Esta iniciativa assinala o início do ciclo das Festividades do Solstício de Inverno.
Ilustrada com textos descritivos sobre as diferentes festividades, da autoria dos investigadores Alex Rodrigues, Alfredo Cameirão, Antero Neto Lopes, António Pinelo Tiza, Isidro Rodrigues e Roberto Afonso, a exposição “Máscaras Rituais de Portugal" pode ser apreciada até ao último dia do ano. A entrada é livre.

AVISO: Interrupção do abastecimento de água em Lamego

A Câmara Municipal de Lamego informa todos os munícipes que, devido à realização de obras de reparação da rede de abastecimento de água, poderá ser interrompido, nas ruas de Almacave, Teatro e Cândido dos Reis, o abastecimento de água, esta sexta-feira, previsivelmente durante o período da manhã.
A Câmara Municipal de Lamego espera a melhor compreensão para o incómodo que esta situação forçosamente acarreta. 

Ana Moura canta maiores êxitos no Teatro Ribeiro Conceição

MOURA WEB"Dia de Folga", "Desfado" ou "Leva-me aos Fados". O público vai poder ouvir todos estes êxitos de Ana Moura durante a atuação que a fadista portuguesa vai fazer ao vivo no próximo sábado à noite, pela primeira vez, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego. Ainda há bilhetes disponíveis para o espetáculo musical que começa às 21h30. O valor do ingresso é de 25€.
Ana Moura é provavelmente a fadista com mais sucesso da atualidade. Já partilhou o palco com muitos músicos de renome, como os Rolling Stones, Prince, Benjamin Clementine, Caetano Veloso e Gilberto Gil, e tem esgotado salas por todo o mundo, tendo atuado ainda recentemente na Ópera de Sidney. Desde final de 2015, está em digressão mundial, altura em que editou “Moura”. Em 2012, lançou “Desfado”: “o disco português mais vendido da década e que se mantém na tabela dos discos mais vendidos em Portugal desde o seu lançamento”.

Rampa dos Remédios reviveu tempos áureos do Rally de Portugal

Organizado pelo ACP - Automóvel Club de Portugal, e contando com a parceria da Câmara Municipal de Lamego, a edição 2018 do Rally de Portugal Históricoincluiu, mais uma vez, a subida do trajeto sinuoso que levou os participantes ao Santuário dos Remédios. 
Incluída na 2.ª Etapa do rali e percorrida por duas vezes em ritmo de Prova Especial de Classificação, foi um dos momentos mais aguardados pelos participantes do XIII Rally de Portugal Histórico, uma das mais exigentes provas de regularidade automóvel da Europa. 
Este ano, 87 equipas de 13 nacionalidades ao volante de veículos fabricados entre 1946 e 1985 atraíram a atenção de muitos aficionados que reviveram os tempos áureos dos ralis e voltaram a admirar os carros que fizeram a história dos ralis. 
No final da etapa, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lamego e a Vereadora do Desporto procederam à atribuição de troféus aos primeiros classificados da especial da Rampa dos Remédios. 
Mais tarde e a convite do ACP, Lamego esteve também presente no Autódromo do Estoril para distinguir os grandes vencedores da prova: João Vieira Borges e João Serôdio em Porsche 911 Carrera 3.2.
Esta cerimónia de entrega de prémios que se seguiu ao "revival" do clássico slalom de encerramento do Rally de Portugal na reta do autódromo, contou ainda com a presença marcante de dois campeões do mundo: Massimo "Miki" Biasion (1988 e 1989) e Stig Blomqvist (1984) .

TEDx Lamego partilhou grandes histórias em 18 minutos

O Teatro Ribeiro Conceição foi palco no sábado à noite da primeira conferência TED realizada em Lamego, tendo como oradores convidados um conjunto de personalidades de renome que têm em comum o facto de algum momento das suas vidas estar ligado a Lamego. Pelo palco, passou um engenheiro civil, um médico, um militar, um astrónomo, uma jornalista, um artista, um associativista e um engenheiro informático que disseminaram ideias e abordaram diferentes temáticas, através de curtas apresentações que não excederam 18 minutos. A nível institucional também interveio, neste evento, como oradora Ana Catarina Rocha, Vereadora com o Pelouro da Cultura. Com o objetivo de inspirar a plateia, foram partilhadas histórias e experiências de sucesso, mostrando o lado positivo da vida. 
Dedicada ao tema "Ideias que vale a pena partilhar", a conferência TEDx de Lamego foi organizada por um grupo de voluntários da região e contou com o apoio da Câmara Municipal de Lamego.

Intervenção em Figueira renova rede de distribuição de água

A Câmara Municipal de Lamego definiu como uma das principais prioridades de investimento para as freguesias, a melhoria do fornecimento de água e saneamento básico. 
Neste momento, na freguesia de Figueira, face às sistemáticas avarias que têm subsistido nas últimas semanas, a autarquia optou por avançar com a renovação de uma conduta adutora, numa extensão de cerca de 300 metros, e requalificar a rede de distribuição de água na Rua da Quelha, numa extensão de 50 metros. Em simultâneo, está a executar diversos trabalhos de deteção e reparação de fugas na rede que, conforme se espera, possam minorar os constrangimentos que há décadas se verificam naquela freguesia.

Exposição no Castelo de Lamego prolongada até 31 de outubro

Devido à elevada afluência de público registada durante as últimas semanas, a Câmara Municipal de Lamego decidiu prolongar a exposição de escultura "... da essência humana", patente ao público no interior do Castelo de Lamego, até ao próximo dia 31 de outubro. Da autoria de Ângelo Ribeiro, escultor formado pela Faculdade de Belas Artes do Porto, esta mostra apresenta na Praça de Armas, grandes esculturas metálicas, com cerca de três metros de altura, onde a figura humana é o conteúdo aglutinador. Mais à frente, no interior da Torre de Menagem, um Anel ocupa a sala do rés do chão que remete para uma leitura que varia entre a tensão criada pela perfeição da forma generalizada do objeto e a sua superficialidade hostil. Subindo até ao topo da Torre, o visitante pode apreciar em seguida a série de esculturas/máscaras Gestus, termo utilizado pelo dramaturgo alemão Bertold Brecht para classificar a qualidade das expressões faciais no palco.
 "... da essência humana" está patente ao público, de terça a domingo, entre as 10h e as 18 horas. A entrada é livre. 

Auditoria às contas da Câmara Municipal revela passivo de 80 milhões

Cmara LamegoO passivo do Município de Lamego ascendeu a 79 milhões e 481 mil euros, em outubro de 2017, indica o relatório da auditoria externa efetuada pela empresa KPMG, às contas da autarquia e que foi apresentado em reunião de câmara e em sessão da Assembleia Municipal durante esta semana. O aumento da dívida resultou, sobretudo, do processo de internalização da empresa “Lamego Renova”, em 2016, que registava um passivo de 81 milhões e da internalização da empresa“Lamego ConVida” que apresentava um passivo de 62 milhões de euros. “A situação real é grave. Esta análise confirma que a coligação “Todos Juntos por Lamego”, suportada pelo PSD e CDS/PP e que governou a Câmara Municipal de Lamego durante 12 anos, constituiu uma gestão errática e irresponsável, desbaratando recursos públicos de forma pouco transparente, pondo em causa a sustentabilidade financeira do Município”, destaca o Presidente Ângelo Moura, acrescentando que esta auditoria externa representa o cumprimento de uma promessa eleitoral firmada pelo atual executivo.
A auditoria efetuada pela empresa KPMG teve como objetivos fundamentais realizar uma análise rigorosa e factual da evolução da situação financeira, desde janeiro de 2014 a outubro de 2017. O documento refere uma gestão orçamental desequilibrada. Detalha ainda as despesas de representação realizadas naquele período, em termos de artigos de oferta, deslocações, estadias e ajudas de custo. Na área da contratação pública, destaca, em 2016, o facto de 43 por cento da faturação ter data anterior à data do cabimento registado, chegando a registar-se um desfasamento de 139 dias. A juntar a isto, identifica despesas no valor de 186 mil e 903 euros, sem que tivesse ocorrido qualquer nota de encomenda ou requisição externa devidamente autorizada. “Estes factos vão de encontro àquilo que sempre afirmei durante os últimos anos, como líder da bancada socialista na Assembleia Municipal”, defende Ângelo Moura.
O Município de Lamego vai remeter agora o relatório da auditoria externa para as entidades competentes, nomeadamente o Tribunal de Contas, a Inspeção-Geral de Finanças e o Ministério Público.

|> RELATÓRIO DA AUDITÓRIA KPMG

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.