goo vimeo rss facebook

Município de Lamego contra agravamento da tarifa da recolha de lixo

aterrro O Município de Lamego manifestou a sua discordância relativamente aos valores propostos pela Resinorte, entidade responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos produzidos nos 35 municípios da região Norte, como estimativa das tarifas a aplicar para o triénio 2019-2021. "É completamente inaceitável e socialmente impraticável um aumento de tarifas em mais de 50 por cento, ao longo dos próximos três anos", defende Ângelo Moura, Presidente da Câmara Municipal. Por proposta desta autarquia, o Conselho Intermunicipal do Douro também já manifestou unanimemente a total oposição dos municípios a esta proposta tarifária, junto do Conselho de Administração da Resinorte e deliberou fazer o mesmo junto da ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e do Ministério do Ambiente.
Embora compreenda a necessidade de investimento face aos objetivos que a Resinorte se propõe atingir, o Município de Lamego não aceita que o risco seja totalmente transferido para o utente através da tarifa. "Numa época em que na ordem do dia está a ser discutida a necessidade de incentivar a fixação de populações no interior, bem como beneficiar os territórios de baixa densidade, tudo faremos na defesa clara das nossas populações e de uma política que garanta a sustentabilidade dos serviços, num nível comportável para os seus habitantes", explica o autarca. E alerta que a aceitação de tal "nível de tarifas conduziria inexoravelmente ao potencial incumprimento por parte dos municípios, uma vez que seria claramente incomportável, refleti-lo diretamente nos utentes", acreditando, no entanto, que a Resinorte "irá preconizar os ajustamentos que reponham a justiça e adequação à realidade a este processo".

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.