goo vimeo rss facebook

CIMI tem nova exposição dedicada aos Rituais da Máscara

Situado bem no centro da vila de Lazarim, o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI) é, cada vez mais, um ponto de paragem obrigatório para todos aqueles que se interessam pela temática da Máscara e do Entrudo de Lazarim. O primeiro espaço do género a surgir na Península Ibérica tem agora patente ao público, e até ao final do ano, uma nova exposição. A mostra “Máscaras Rituais de Portugal – Coleção de Roberto Afonso” foi inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Lamego, acompanhado pelo restante executivo camarário. “O CIMI está situado num território de particular expressão cultural, berço de uma tradição de saberes artesanais que se perde no tempo e que tem expressão na genuinidade da máscara de Lazarim. É notória a particular plasticidade que os artesãos talham no amieiro, tornando o seu trabalho único, capaz de se poder transformar num bem pertencente a toda a Humanidade”, afirma Ângelo Moura.
No equipamento que já faz parte do roteiro da cultura tradicional da região do Douro, a nova exposição constrói-se em dois momentos. No primeiro - “Viagem pelos rituais de Portugal com máscara” - é apresentado, por ordem cronológica, o maior número de festividades portuguesas, enquanto que em “Máscaras Rituais de Portugal – Coleção de Roberto Afonso”, o visitante é convidado a fazer uma viagem por 36 festas com mascarados do nosso país.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter




Joomla Extensions powered by Joobi
Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.