goo vimeo rss facebook

Notícias

Câmara de Lamego vai candidatar máscara de Lazarim à UNESCO

A Câmara de Lamego quer elevar a máscara de Lazarim a património mundial da UNESCO. O presidente da câmara diz que a máscara e o Entrudo são "um elemento vivo" da história que importa preservar.
A Câmara de Lamego anunciou esta terça-feira que vai iniciar de imediato o processo de candidatura da máscara de Lazarim a património mundial da UNESCO, para que esta “tradição ancestral e identitária” seja preservada para as gerações vindouras.
O presidente da Câmara, Ângelo Moura, disse que a máscara de Lazarim — talhada em madeira de amieiro por artesãos — e o seu Entrudo são “um elemento vivo” da história de Lamego. Importa, por isso, preservar esta tradição “reveladora de um saber fazer original, de um viver e sentir genuínos”, frisou o autarca, durante a apresentação da candidatura.
Ângelo Moura afirmou ter consciência de que este “será um processo longo”, que demorará anos a concluir, mas considerou que este propósito do município “é exequível”.
“A máscara de Lazarim, enquanto arte ancestral de saber fazer e com práticas, expressões, ritos e símbolos identitários transmitidos de geração em geração, tem os atributos necessários para integrar a lista do património cultural imaterial da UNESCO”, justificou.

Complexo de Piscinas acolhe Curso de Nadador Salvador

De 26 de março a 30 de abril, o Complexo Municipal de Piscinas de Lamego acolhe um Curso de Nadador Salvador, em horário pós-laboral, tendo como destinatários todos os interessados com mais de 18 anos e escolaridade obrigatória. Pretende-se dotar os formandos, ao longo de 150 horas, de competências nas áreas de vigilância, socorro, salvamento e assistência aos banhistas.
Esta formação é ministrada pela Associação de Nadadores “Os Delfins”, uma entidade formadora certificada pela DGERT e pelo ISN. As aulas que integram o Curso de Nadador Salvador em Lamego são orientadas por técnicos profissionais do Instituto de Socorros a Náufragos. 
Os lamecenses que desejam ingressar neste curso devem apresentar, entre outros documentos, um atestado médico comprovando a sua robustez física. O valor da inscrição é de 195€, manual incluído.
Mais informações devem ser obtidas junto da Associação de Nadadores “Os Delfins” (Tel: 913 883 530). 

Câmara de Lamego alerta para a importância da gestão florestal

A Câmara Municipal de Lamego promoveu uma ação de sensibilização dedicada à temática da "Gestão Florestal" com o objetivo de alertar os proprietários que, de acordo com a Lei de Orçamento de Estado, têm a obrigação de limpar, até 15 de março, as áreas rurais envolventes às casas isoladas e aglomerados populacionais, de modo a serem criadas faixas de segurança para preservação de pessoas e bens. Durante o encontro que decorreu no auditório do Centro Multiusos, o Vice-Presidente António Alves da Silva sublinhou que a gestão florestal faz-se através da limpeza dos terrenos, mas também através da replantação, apelando ao empenho de todos os proprietários agrícolas e florestais na tarefa da gestão florestal.

Abel Baptista Chefe de Divisão da Câmara de Lamego

Abel Lima Baptista foi nomeado Chefe de Divisão de Educação, Ação Social e Cultural da Câmara Municipal de Lamego. A cerimónia de tomada de posse decorreu sexta-feira, 16 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença do Presidente Ângelo Moura e do restante executivo camarário, que destacou a "vasta experiência profissional" de Abel Baptista, nomeadamente o facto de já ter desempenhado nesta edilidade o cargo de Diretor do Departamento Administrativo.

"Do Ferro à Criatividade", a história da Oliva Creative Factory em Lamego

O Salão Nobre do Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, vai servir de palco, no dia 22 de fevereiro, para mais uma palestra realizada no âmbito do projeto Douro Creative Hub, desta feita sobre a experiência da “Oliva Creative Factory - Da indústria do Ferro à indústria da Criatividade”. O encontro está marcado para as 15h e a entrada é gratuita.
A oradora, Carla Relva, vai apresentar a experiência da Oliva Creative Factory, um “espaço de excelência nas indústrias criativas”, dinamizado pelo Município de São João da Madeira.
No coração da antiga fábrica da Oliva, bastião da metalurgia pesada portuguesa que marcou a história económica, industrial e arquitetónica de Portugal, nasceu um polo criativo que pretende renovar a economia da região. Transformar a criatividade em negócios competitivos é o lema da Oliva Creative Factory, uma incubadora de ideias, criatividade e cultura.
Esta é a terceira de várias palestras previstas pelo projecto Douro Creative Hub que, dinamizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), pretende trazer para a discussão pública os conceitos e a importância da economia criativa no desenvolvimento social e económico das regiões.

Autarquia entrega receita angariada no "Carnaval Solidário"

Pela primeira vez, a Câmara Municipal de Lamego incutiu um cariz solidário ao Carnaval, promovendo uma grande iniciativa nas Piscinas Cobertas, com as receitas angariadas a reverterem, na íntegra, a favor do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O evento "Carnaval Solidário" mobilizou cerca de 200 pessoas que participaram num original concurso de máscaras e em diversas modalidades em circuito e atividades aquáticas livres. 
O valor obtido no âmbito desta causa solidária ascendeu a 657 euros que foi entregue, simbolicamente, por Ana Catarina Rocha, Vereadora do Desporto, a Marina Valle, representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter