goo vimeo rss facebook

Notícias

Modernização do Centro de Operações Especiais começa no terreno

As obras de requalificação e modernização do Aquartelamento de Santa Cruz do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), instituição que forma os conhecidos “rangers”, já começaram no terreno, com a criação de novas áreas de alojamento. O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, acompanhado pelo restante executivo camarário e pelo Coronel de Infantaria Valdemar Lima, Comandante do CTOE, efetuou ontem, segunda-feira, uma visita de trabalho ao local, com o objetivo de avaliar o andamento desta intervenção. 
Recorde-se que a empreitada que visa melhorar as condições disponibilizadas às forças militares surge na sequência da visita que o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, efetuou a Lamego, em setembro de 2016, na qual anunciou que esta unidade de elite do exército português vai ser objeto de um projeto de reorganização das suas infraestruturas, com um conjunto de obras associadas. Esta "aspiração antiga" prevê a concentração das componentes operacional e de formação no Aquartelamento de Penude e a criação de alojamento em áreas de trabalho no Aquartelamento de Santa Cruz, onde serão investidos 2,9 milhões de euros. Em simultâneo, o Aquartelamento da Cruz Alta será "libertado" para outros fins. No total, serão investidos 11 milhões de euros.

AVISO | Interrupção do abastecimento de água na zona baixa de Cambres

A Câmara Municipal de Lamego informa todos os munícipes que, devido à realização de trabalhos de manutenção da rede pública de distribuição de água, será suspenso o abastecimento na zona baixa de Cambres, amanhã, quarta-feira, previsivelmente no período compreendido entre as 9h30 e as 12 horas.
A Câmara Municipal de Lamego espera a melhor compreensão para os incómodos que esta situação forçosamente acarreta.

Tribunal de Contas dá visto prévio à modernização da Secundária de Latino Coelho

A Escola Secundária de Latino Coelho, em Lamego, vai ganhar um "novo rosto", com a concretização do investimento mais elevado a realizar no conjunto dos estabelecimentos de ensino do Norte do país que o Ministério da Educação pretende requalificar. Após a confirmação do montante e a programação do financiamento comunitário, aprovado no âmbito do NORTE 2020, bem como do cabimento e a contribuição de 7,5% de financiamento a cargo daquele ministério, o Tribunal de Contas concedeu, hoje, 10 de outubro, o visto prévio ao contrato de empreitada de requalificação deste estabelecimento de ensino. A Câmara Municipal adjudicou esta intervenção à firma "Floponor", por 3.748.356,08€. Com este ato, a autarquia e o empreiteiro já podem proceder à assinatura do auto de consignação que marca o início da obra e a contagem do prazo contratual.
A Câmara Municipal de Lamego deu uma importante ajuda para a realização deste projeto que promete responder às novas exigências educativas e melhorar a vivência diária de cerca de 1000 alunos. No âmbito deste investimento, vai garantir 300 mil euros para solucionar, em definitivo, os problemas básicos que esta infraestrutura apresenta e que resultam do facto de não terem ocorrido, ao longo dos últimos anos, intervenções relevantes que visassem a sua modernização.

Partido Socialista vence eleições autárquicas em Lamego

O Partido Socialista venceu o ato eleitoral realizado durante o último domingo para a Câmara Municipal de Lamego (37,93%), tendo sido eleito Ângelo Moura para liderar este órgão autárquico durante os próximos quatro anos. Nesta eleição, o Partido Social Democrata alcançou 26,99% dos votos, a coligação Todos Juntos por Lamego (CDS-PP/ PPM) 24,97%, o Bloco de Esquerda 3,10% e a Coligação Democrática Unitária (PCP/PEV) 2,72%. Na eleição para a Assembleia Municipal, o Partido Socialista também arrecadou o maior número de votos (35,83%), seguido da coligação Todos Juntos por Lamego 25,85%, do PSD 25,31%, da CDU 4,46% e do Bloco de Esquerda 3,89%.
Com estes resultados, o PS obteve três mandatos no executivo camarário, enquanto que o PSD e o CDS-PP/ PPM alcançaram dois mandatos cada um. Na votação para a Assembleia Municipal, a distribuição de mandatos ditou a eleição de oito representantes do PS, seis da coligação Todos Juntos por Lamego e do PSD e um mandato atribuído à CDU.
Num universo de 24713 pessoas inscritas nos cadernos eleitorais, participaram nesta eleição 15980 eleitores (64,66%). Foram ainda registados 245 votos em branco (1,53%) e 439 votos nulos (2,75%). 
Os resultados completos da eleição dos órgãos autárquicos do concelho de Lamego, incluindo as 18 juntas de freguesia, podem ser consultados em autarquicas2017.mai.gov.pt/
FOTO Candidatura do Partido Socialista

Prémio Dr. Fernando Amaral distingue alunos do Colégio de Lamego

O Prémio Escolar Dr. Fernando Amaral foi este ano atribuído ex aequo a três trabalhos submetidos a concurso da autoria de Tiago Jorge Eira e Maria Margarida Óscar Pinto, alunos do 11º ano do Colégio de Lamego, e de Joel Castro, aluno do 12º ano do mesmo estabelecimento de ensino. Instituído em honra deste emérito cidadão lamecense e um dos mais notáveis políticos da democracia portuguesa, a quinta edição deste prémio foi subordinada ao tema “Do pós guerra à globalização: do Dr. Fernando Amaral aos jovens de hoje... desafios profissionais”. Os prémios aos vencedores foram entregues durante a sessão pública da Assembleia Municipal de Lamego que decorreu a 15 de setembro último. Diversos membros da família de Fernando Amaral associaram-se a esta homenagem e assistiram ao ato de outorga realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho. 

Câmara de Lamego cede instalações a associações e juntas de freguesia

A Câmara Municipal de Lamego e 21 associações desportivas e culturais e juntas de freguesia assinaram ontem à tarde contratos de comodato, através dos quais a autarquia cede a estas entidades diversas instalações, por um prazo de dez anos, para fins culturais ou sociais. Os edifícios cedidos são, na sua maioria, antigas escolas do 1º ciclo do concelho de Lamego, mas também consta na lista de imóveis uma parte do 3º piso do Mercado Municipal ocupado pela Universidade Sénior e salas do Complexo Desportivo de Lamego que vão alojar o Ténis Clube de Lamego e o Minigolfe Clube de Lamego. Também as antigas instalações ocupadas pela Escola Superior de Educação (ESE), que não foram arrendadas para o Call Center da Altice, constituem agora um novo espaço associativo, albergando já, numa primeira fase, as sedes da Associação de Geminação Lamego-Bouchemaine, da Associação dos Amigos do Povo de Timor Lorosae e do Clube Caça e Pesca Beira Douro - Lamego.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter